CIENTISTAS TRANSFORMA CELULAS VELHA EM JOVENS

CIENTISTAS TRANSFORMA CELULAS VELHA EM JOVENS

Cientistas de duas universidades inglesas conseguiram rejuvenescer células. Isso prova que é possível sim transformar células velhas em células jovens. A descoberta inovadora na biologia celular

Leia tudo

Cientistas de duas universidades inglesas conseguiram rejuvenescer células. Isso prova que é possível sim transformar células velhas em células jovens.

A descoberta inovadora na biologia celular pode ajudar os seres humanos a envelhecerem com mais saúde, mais qualidade de vida, sem tanta deterioração no corpo.

Pesquisadores das universidades Exeter e Brighton – experimentaram uma classe de genes chamada “fatores de empalme”, que conseguiu transformar células de pessoas mais velhas em células jovens.












“Quando eu vi algumas das células rejuvenescer, eu não podia acreditar. Essas células mais velhas estavam parecendo células jovens. Era como mágica”, disse à Medical Xpress Eva Latorre, pesquisadora da Universidade de Exeter, que conduziu os experimentos.

“Repito as experiências várias vezes e, em cada caso, as células rejuvenescem. Estou muito entusiasmada com as implicações e potencial para essa pesquisa”.

Como

Quando as células humanas envelhecem, elas ficam inativas.

Os fatores de empalme que “desligam” na velhice podem ser efetivamente alterados pela aplicação de compostos químicos denominados análogos de reversatrol.

Dentro de poucas horas da aplicação, os fatores de empalme começaram a rejuvenescer, dividindo-se como as células jovens fazem.

Seus telômeros, características que ficam cada vez mais curtos à medida que envelhecemos, ficam longos novamente.

Repercussão

Um artigo detalhando a pesquisa foi publicado na revista BMC Cell Biology.

“Este é um primeiro passo na tentativa de fazer as pessoas viverem uma vida normal, mas com a saúde para toda a vida”, disse Lorna Harries, professora de Genética Molecular da Universidade de Exeter.

Os fatores de empalme ajudam os genes a operar de forma regular, fazendo por exemplo, com que novos vasos sanguíneos cresçam.

Ao longo do processo de envelhecimento, os genes se tornam menos eficientes deixando nossos corpos com menos e menos capacidade de se regenerar.

“Eles precisam de ações práticas para restaurar sua saúde pra ontem … Nossa descoberta de rejuvenescimento celular usando esses compostos simples mostra o enorme potencial da pesquisa para melhorar a vida das pessoas mais velhas”, disse o professor Richard Faragher da A Universidade de Brighton.

Prevenção

Substâncias parecidas com o Reversatrol, podem ser encontradas no vinho tinto, no chocolate escuro, nas uvas vermelhas e em mirtilos.

Então, enquanto esperamos a chegada de terapias com base nesta pesquisa, já sabemos o caminho da prevenção!.

Posts Relacionados