Aprenda a fazer o melhor bolo de chocolate com ganache

Aprenda a fazer o melhor bolo de chocolate com ganache

Modo de Preparo Prepare uma assadeira redonda com 20 cm de diâmetro e 7.5 cm de profundidade e unte. Preaqueça o forno para 160°C. Quebre 200 g de chocolate em pedaços dentro de uma panela mais

Leia tudo

Ingredientes

Massa

200 g chocolate com 60% de cacau e de boa qualidade

200 g manteiga sem sal

1 colher (sopa) de café instantâneo

85 g farinha de trigo (com fermento)

85 g farinha de trigo

1⁄4 colher (sopa) de bicarbonato de sódio

200 g açúcar mascavo light

200 g açúcar

25 g chocolate em pó

3 ovos médios

75 ml margarina (5 colheres)

Chocolate ralado ou lascas finas de chocolate para decorar

Ganache

200 g chocolate meio-amargo 60%

284 ml creme de leite

2 colheres (sopa) de açúcar

Modo de Preparo

Prepare uma assadeira redonda com 20 cm de diâmetro e 7.5 cm de profundidade e unte. Preaqueça o forno para 160°C. Quebre 200 g de chocolate em pedaços dentro de uma panela mais grossa. Corte 200g de manteiga em pedaços e junte ao chocolate, então misture o café instantâneo em 125 ml de água fria e junte à mistura. Aqueça em fogo baixo até que a mistura tenha derretido ou use o microondas em temperatura média por 5 minutos, mexendo de vez em quando. Enquanto o chocolate derrete, misture 85 g da farinha com fermento, a farinha normal, o bicarbonato, açúcar mascavo, açúcar refinado e o chocolate em pó em uma tigela grande, usando as mãos até que não haja mais pedaços. À parte bata os ovos e acrescente a margarina.Despeje a mistura de chocolate derretido e de ovos batidos na mistura de farinha, mexendo até que fique bem homogênea. Coloque na assadeira redonda e deixe assar por uma hora e meia ou até que colocando um palito no centro, ele saia limpo. O bolo deve estar firme, não se preocupe com possíveis aberturas. Retire do forno e deixe esfriar. Quando o bolo estiver frio, corte em três camadas.

Para fazer o ganache, corte o chocolate em pedaços pequenos e coloque em uma tigela. Despeje o creme de leite em uma panela, acrescente duas colheres de açúcar e aqueça até que comece a ferver. Retire do fogo e despeje sobre o chocolate. Mexa até que o chocolate tenha derretido e a mistura esteja lisa.

Para montar o bolo, coloque a base, passe uma camada fina de ganache de chocolate, a segunda parte do bolo, novamente o creme e a última camada, cobrindo tudo com o restante da mistura de chocolate. Decore com as lascas de chocolate e sirva.