Artesã reforma bonecas para doar a crianças de comunidades carentes no ES

Artesã reforma bonecas para doar a crianças de comunidades carentes no ES

Tudo começa assim: as bonecas chegam aos pedaços e "tia Zuíta" já vai logo separando o que dá para ser aproveitado. A artesã de Viana faz uma verdadeira transformação nos brinquedos, que ficam

Leia tudo

Tudo começa assim: as bonecas chegam aos pedaços e "tia Zuíta" já vai logo separando o que dá para ser aproveitado. A artesã de Viana faz uma verdadeira transformação nos brinquedos, que ficam prontos para serem doados para crianças carentes. Neste 12 de outubro, Dia das Crianças, a boa ação foi feita em uma comunidade de Afonso Cláudio, região Serrana do estado.
Do material que chega para tia Zuíta, quase nada é perdido. As bonecas ganham corpinho de pano, enchimento e até mesmo roupas exclusivas, todas pensadas e costuradas pela artesã.
O que era lixo, vira uma boneca nova com destino certo. "Elas foram reformadas para doar no Dia das Crianças. Cada ano levo para um lugar diferente", contou.
Tem sido assim há 30 anos. Tia Zuíta começou a fazer bonecas para doar porque nunca teve uma quando criança. "Hoje quando vejo uma criança sem boneca, não me conformo. Eu não me lembro do Dia das Crianças, mas no Natal sempre ficava triste porque não ganhava nada", disse.
Ela perdeu até as contas de quantas já distribuiu em todos esses anos e elas têm um espaço especial na casa da tia Zuíta, um quarto só para elas. São bonecas de todos os tamanhos e cores.
É o lugar predileto da Helena, de 5 anos, e da Sofia, de 6, que são vizinhas da artesã. Elas vão tanto à casa da tia Zuíta que até já deram nomes a algumas bonecas.
"Quando eu tenho alguma boneca que não tá muito boa, que levo para a tia Zu porque ela conserta, ela lava, ela troca o vestido", falou a estudante Sofia Ramos Verissímo.
Para a artesão, é esse reconhecimento que a faz continuar. "É muito bom quando eu faço a doação e a criança me manda uma foto, me manda um áudio. Não tem cansaço, não tem nada. É muito gratificante o sorriso de uma criança", finalizou.

Posts Relacionados