Atendimento em transporte de pacientes sobe 131% em um ano

Atendimento em transporte de pacientes sobe 131% em um ano

Prioridade voltada a pessoas acamadas, em tratamento contra câncer e em hemodiálise e mudanças na gestão foram fatores que influenciaramA média de atendimento em transporte médico de munícipes de S

Leia tudo

Prioridade voltada a pessoas acamadas, em tratamento contra câncer e em hemodiálise e mudanças na gestão foram fatores que influenciaram

A média de atendimento em transporte médico de munícipes de Suzano teve um aumento de 131% em 2017 na comparação com o ano anterior. A constatação é da Diretoria de Transporte Sanitário, subordinada à Secretaria Municipal de Saúde. Enquanto 7.309 pessoas foram atendidas em 2016, um ano depois essa quantidade subiu para 16.928.

O levantamento levou em conta o número de atendimentos para pacientes imobilizados em leitos ou que fazem tratamento de fisioterapia, ortopedia, hemodiálise, quimioterapia ou radioterapia, bem como para seus acompanhantes. O transporte, para 48 hospitais e clínicas na capital paulista e na Região Metropolitana de São Paulo, é realizado pela administração municipal.

Nos dados comparativos, a média mensal de atendimentos de pacientes acamados saltou de 549 em 2016 para 1.646 em 2017. Outro ponto foi o número de pacientes que realizam hemodiálise, que aumentou de 5.889 para 11.720 em um ano, e de pessoas em tratamento contra câncer, que subiu de 506 para 2.276.

Para a Secretaria de Saúde de Suzano, o crescimento tem como principal causa o remanejamento das equipes de trabalho, que permitiram um serviço mais eficiente às demandas no setor, onde foram priorizados os atendimentos para quimioterapia e hemodiálise.

A pasta contou com 25 motoristas, 17 veículos de passeio e duas ambulâncias para traslado de pacientes acamados durante o ano de 2017, o mesmo número de veículos e funcionários disponíveis em 2016. Segundo o diretor responsável, Mizael Rotta, a recente aquisição de mais três ambulâncias poderá auxiliar na expansão do atendimento para a população.

Para o prefeito Rodrigo Ashiuchi, o aumento no atendimento a pacientes de Suzano é fundamental para a melhoria da qualidade de vida da população.