Bolo de doce de leite

Bolo de doce de leite

Ingredientes ( xícara medidora de 240ml ) – 8 ovos – 1 1/3 xícaras (233g) de açúcar mascavo claro – aperte-o na xícara na hora de medir – 1 2/3 xícaras (233g) de farinha própria para bolos – 1

Leia tudo

Ingredientes

( xícara medidora de 240ml )

– 8 ovos
– 1 1/3 xícaras (233g) de açúcar mascavo claro – aperte-o na xícara na hora de medir
– 1 2/3 xícaras (233g) de farinha própria para bolos
– 1 colher (chá) de canela em pó
– 3 colheres (sopa)
– 42g – de manteiga sem sal, derretida e morna
Calda

– ¼ xícara (50g) de açúcar aromatizado com baunilha
– ½ xícara (120ml) água
– ¼ colher (chá) de baunilha
Creme de doce de leite:

2 xícaras (480ml) de creme de leite fresco
1 xícara de doce de leite cremoso
Modo de fazer

Comece pelo bolo: pré-aqueça o forno a 175ºC.
Forre o fundo de 3 formas redondas de 20cm com papel manteiga mas não as unte. Em uma tigela refratária bem grande, bata ligeiramente os ovos. Vá acrescentando o açúcar mascavo aos poucos, batendo.
Coloque a vasilha sobre uma panela com água quente e bata com uma batedeira sem parar até dissolver o açúcar e a mistura chegar à temperatura do corpo. Retire da panela e continue batendo com batedeira, em velocidade média, até que, ao levantar os batedores da massa, ela caia deles vagarosamente, formando uma “fita”. Junte a farinha e a canela numa tigela, coloque 1/3 da mistura numa peneira e vá peneirando sobre o creme de ovos.
Misture delicadamente com uma colher grande de metal (use aquela de servir).
Repita com os 2/3 restantes, sem deixar traços de farinha na massa. Despeje a manteiga derretida sobre a massa e misture, de baixo para cima, desta vez com uma espátula de borracha/silicone, cuidadosamente, para não deixar bolsas de manteiga na massa e também evitando perder a textura de espuma.
Divida a massa entre as três assadeiras preparadas e asse por 15 minutos – faça o teste do palito. Os meus bolos assaram em 25 minutos. Deixe esfriar completamente nas formas. Passe uma faquinha lisa nas laterais das formas e vire os bolos sobre gradinhas, retirando com cuidado o papel manteiga.
Para a calda

Leve o açúcar e a água ao fogo médio e deixe ferver até a mistura reduzir para ½ xícara de líquido.
Retire do fogo, acrescente a baunilha e deixe esfriar antes de usar.
Prepare o creme de doce de leite: coloque o creme de leite fresco no freezer por 4 minutos.
Numa tigela bem grande resfriada e com batedores também resfriados, misture o creme de leite e o doce de leite. Bata em velocidade baixa para dissolver o doce de leite.
Aumente para velocidade média-alta e bata até obter a consistência de chantilly (picos duros).
Montando o bolo

Coloque um dos bolos num prato ou suporte com o lado liso para cima.
Pincele com a calda para umedecê-lo por igual.
Cubra com cerca de 2/3 xícara do creme de doce de leite, espalhando bem até as beiradas. Repita com a próxima camada, pincelando-a com a calda, também.
Cubra com o último bolo. Pincele-o com a calda. Cubra o topo e as laterais do bolo com o creme de doce de leite restante (sobrou cerca de ¼ xícara depois que terminei de cobrir o bolo), espalhando e alisando com uma espátula.
Com um pente de confeiteiro ou uma faca serrilhada, faça desenhos nas laterais do bolo – optei por derreter 100g de chocolate (60% de cacau) e despejei sobre o bolo, fazendo uns rabiscos à la Jackson Pollock (idéia daqui).

Posts Relacionados