Bolo Gelado de Leite Ninho

Bolo Gelado de Leite Ninho

Ingredientes Massa: 5 ovos ¾ xícara (chá) de açúcar 1 e ½ xícara (chá) de farinha de trigo pitada de sal 1 colher (sopa) de fermento em pó 240 ml de leite morno ¼ xícara (chá) de leite em pó ½

Leia tudo

Ingredientes

Massa:
5 ovos
¾ xícara (chá) de açúcar
1 e ½ xícara (chá) de farinha de trigo
pitada de sal
1 colher (sopa) de fermento em pó
240 ml de leite morno
¼ xícara (chá) de leite em pó
½ colher (chá) de essência de baunilha
Para finalizar: leite em pó
Calda:
½ xícara (chá) de leite condensado
1 xícara (chá) de leite
Recheio e cobertura:
1 lata de leite condensado
1 caixinha de creme de leite (200g)
1 e ½ xícara (chá) de leite em pó
150g de manteiga sem sal
Modo de Preparo:

1. Para a massa: Na batedeira adicione as claras, uma pitadinha de sal e bata até chegar no ponto de neve. Na sequência adicione o açúcar aos poucos, as gemas, a essência de baunilha e nata bem.

2. Desligue a batedeira, passe pela peneira a farinha e o fermento, alternando com a adição dos leites (dissolva o leite em pó no leite morno). Misture bem, e delicadamente até que todos os ingredientes estejam incorporados.

3. Em uma fôrma (22 x 32 ou 20 x 30), untada com manteiga e polvilhada com farinha de trigo, despeje a massa.

4. Leve ao forno pré-aquecido à 180⁰C, por aproximadamente 35 minutos.

5. Após, espere o bolo esfriar alguns minutos e desenforme.

2. Recheio e cobertura: Na batedeira adicione a manteiga em temperatura ambiente, o leite condensado e bata bem. Na sequência adicione o creme de leite, o leite em pó e bata até ficar cremoso. Cubra com filme plástico e leve ao freezer por 30 minutos, assim ele ficará consistente e com a cremosidade na medida certa.

3. Para a calda: Numa tigela despeje o leite condensado, o leite e misture. Reserve.

4. Montagem: Corte o bolo ao meio com uma faca de serra. Na fôrma que você assou o bolo coloque metade da massa e regue com metade da calda. Retire o creme do freezer misture bem, e despeje ¾ desse creme em cima do bolo, espalhando bem com uma colher. Coloque a outra metade do bolo em cima, faça furinhos com com garfo na superfície, despeje o restante da calda, e cubra com o restante do creme. Para finalizar salpique leite em pó com uma peneira.

5. Cubra a fôrma com papel alumínio, e leve à geladeira por no mínimo 4 horas, ou se possível, deixe na geladeira de um dia para o outro.

6. Após esse tempo, corte em quadrados, e bom apetite!

Dicas: O bolo depois de pronto, precisa ficar na geladeira por no mínimo 4 horas, para firmar. Mas, ficará ainda mais gostoso se for preparado no dia anterior. Se desejar, você também pode embrulhar o bolo cortado em papel alumínio.

Rendimento: 1 fôrma grande 22 x 32

Posts Relacionados