COMO SURGIU A SUPERSTIÇÃO DA SEXTA-FEIRA 13?

COMO SURGIU A SUPERSTIÇÃO DA SEXTA-FEIRA 13?

COMO SURGIU A SUPERSTIÇÃO DA SEXTA-FEIRA 13? Se você é uma pessoa supersticiosa, então a data 13 ao cair em uma sexta-feira, pode te deixar com um pé atrás para fazer as coisas normais de seu dia

Leia tudo


COMO SURGIU A SUPERSTIÇÃO DA SEXTA-FEIRA 13?



Se você é uma pessoa supersticiosa, então a data 13 ao cair em uma sexta-feira, pode te deixar com um pé atrás para fazer as coisas normais de seu dia a dia não é mesmo? Ainda mais que neste mês de Outubro é comemorado o dia das Bruxas, ter uma sexta-feira 13 será que quer dizer alguma coisa? Seja como for a data é associada ao azar e má sorte.



De acordo com o que diz Steve Roud, sexta-feira foi o dia da crucificação de Jesus Cristo, então é um dia onde muitas pessoas já colocam como sendo um dia de abstinência e penitências. O número 13 é visto como o número do azar por muita gente, então a associação destes dois elementos em um único dia, pode fazer com que as pessoas que acreditam nisso ficarem muito apavoradas.



Mas por causa da religião, várias pessoas começaram a não fazer quase nada na sexta-feira, por medo de que Deus não gostaria mais deles. Com o passar dos anos as pessoas não sabiam exatamente o mito do medo de fazer algo na sexta e achavam que era por dar azar.

Foi no ano de 1690 que um velho mito começou a ganhar vida, onde diziam que se tivessem 13 pessoas sentadas ao redor de uma mesa, que traria má sorte. Explicou Steve Roud. Além do que haviam 13 pessoas durante a Ceia do Senhor e 13 era o número de bruxas em um clã, tornando assim um número bastante amaldiçoado.

Aproveitando que as pessoas tinham medo da colisão de uma sexta-feira com o número 13, um escritor chamado Thomas Lawson lançou o livro “Sexta-feira 13” que mais tarde, nos anos 80, deram origem à franquia de filmes de Jason.



Para zombar dessas superstições, alguns homens criaram o grupo dos “Clube dos 13”.

Quer saber mais teorias sobre o surgimento do azar da Sexta-feira 13? Veja o vídeo abaixo que fala sobre o assunto que é muito interessante:

Posts Relacionados