Oito em cada dez famílias de Vitória estão endividadas, aponta pesquisa

Oito em cada dez famílias de Vitória estão endividadas, aponta pesquisa

Oito em cada dez famílias de Vitória estão endividadas. Percentualmente, isso representa 77,4%, ou seja, um total de quase 99 mil famílias da capital do Espírito Santo. O dado é da Pesquisa de

Leia tudo

Oito em cada dez famílias de Vitória estão endividadas. Percentualmente, isso representa 77,4%, ou seja, um total de quase 99 mil famílias da capital do Espírito Santo. O dado é da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC), divulgada pela Fecomércio-ES.
Já a inadimplência apresentou queda de 2,3% em setembro com relação a agosto, mas segundo a Fecomércio, esse número ainda é alto porque mostra que 52,5% das famílias de Vitória estão com contas atrasadas.
Para o diretor da Fecomércio-ES, Ilson Xavier Bozi, isso tem reflexo na economia e comércio da cidade, já que quem tem dívidas compra menos.
"As pessoas estão com dificuldade de pagar suas contas, e isso é gravíssimo, são pessoas que não conseguem entrar no mercado de consumo por causa do não poder de pagamento. O problema mais sério é porque muitas pessoas estão desempregadas, então esses trabalhadores quando perdem o emprego não conseguem mais honrar suas dívidas", explicou.
Principais tipos de dívidas
O cartão de crédito continua sendo o principal tipo de dívida no ranking das famílias de Vitória. A utilização de crédito pessoal e de carnês fica em segundo e terceiro lugares. Já o cheque especial cresceu sua participação para 28,9%.

Posts Relacionados