SE VOCE SE IDENTIFICAR, ACALME SE!!!

SE VOCE SE IDENTIFICAR, ACALME SE!!!

Conheça os 5 principais sintomas da

Leia tudo

Conheça os 5 principais sintomas da depressão.
Por esse motivo, é extremamente importante procurar ajuda médica quando alguns sinais de alarme são percebidos. A depressão é uma doença que possui tratamento efetivo e deve ser medicada o quanto antes.

1. Perda de interesse nas atividades cotidianas e hobbies

Uma pessoa deprimida frequentemente perde o interesse e a vontade de fazer coisas que antes eram prazerosas.

Conforme a doença se agrava, ela esgota todas as suas forças físicas e mentais. Assim, nem as atividades que antes eram agradáveis são capazes de provocar satisfação e alegria.

2. Dificuldade de concentração e cansaço constante

Um paciente com depressão não possui o estado mental e físico como o de alguém saudável.

Em alguns casos, o cansaço é tão grande que a pessoa depressiva não consegue sair do quarto e não tem força de vontade para atividades comuns — como tomar banho ou se alimentar. Além disso, ela não consegue se concentrar no trabalho ou na escola.

Entretanto, existem casos em que o indivíduo até aparenta um estado emocional equilibrado, mas, na verdade, está mentalmente exausto. Se não houver um diagnóstico, ele não saberá que o cansaço extremo é uma depressão.

3. Indiferença ao afeto

Nem sempre as pessoas com depressão parecem tristes. Elas podem simplesmente não sentir nada pelo que acontece na vida. É comum a descrição um estado de entorpecimento com sentimentos de frieza e indiferença a demonstrações de carinho ou grandes acontecimentos.

Esse é um sinal de alerta importante — principalmente para aquelas pessoas que sempre foram carinhosas e atenciosas com amigos e familiares.

4.Oscilação de humor

É comum a alternância de períodos bons e períodos ruins. Geralmente, os dias ruins não têm um motivo aparente — e essa é uma manifestação da doença.

Além disso, é normal que a depressão cause episódios de irritação, assim como de apatia.

Quem está deprimido precisa continuar lidando com suas responsabilidades diariamente, apesar de o cansaço ser extenuante. Viver dessa forma pode sugar todas as energias e causar sentimentos como a raiva e a impaciência.

No entanto, há dias em que a tristeza é tão profunda que a pessoa fica apática e sem reação. É importante, então, perceber mudanças de humor constantes. Afinal, esse é um forte sintoma de alerta.

5. Choro frequente e sentimento de tristeza profunda

O choro é um indício que causa alarde quando não tem motivo plausível. Se ele não possui uma causa ou justificativa e acontece com frequência, pode ser indicativo de depressão. É importante ressaltar que nem todas as pessoas depressivas choram.

Algumas podem apresentar sentimentos de desesperança, inutilidade e desamparo. Esses sentimentos demonstram uma tristeza — e a pessoa se sente culpada por tudo de negativo que acontece em sua vida.

Nesse estado, não é possível enxergar nenhum lado positivo ou sentimento bom. Frases como ‘’ninguém se importa’’ ou ‘’a culpa é sempre minha’’ são sinais de alerta para a depressão.

Se você identificou esses sintomas em alguém da sua família ou em você mesmo, não se preocupe. Essa é uma doença que responde bem ao tratamento farmacológico e psicológico, além de ser muito comum na nossa sociedade.

Procurar atendimento médico de qualidade é essencial para tratar, efetivamente, os sintomas da depressão.
SE VOCE SE IDENTIFICAR, ACALME SE!!!

Posts Relacionados