Startup brasileira inaugura caixa eletrônico para bitcoins

Startup brasileira inaugura caixa eletrônico para bitcoins

A empresa brasileira de câmbio de moedas virtuais, a BitcoinToYou, inaugurou o que chama de primeiro caixa eletrônico brasileiro a operar a moeda digital. O caixa eletrônico está localizado na sede

Leia tudo

A empresa brasileira de câmbio de moedas virtuais, a BitcoinToYou, inaugurou o que chama de primeiro caixa eletrônico brasileiro a operar a moeda digital.

O caixa eletrônico está localizado na sede da BitcoinToYou em Betim, Minas Gerais. Segundo a companhia, as próximas unidades chegam a São Paulo e Brasília ainda em setembro. A meta é alcançar 10 máquinas até o final do ano, além de vender os caixas para o varejo.

Os caixas de bitcoins são semelhantes aos tradicionais, porém permitem apenas depósitos em real para as carteiras virtuais dos usuários.

"É bem simples, basta criar um login em nosso site ou app, inserir o CPF no caixa e depositar o dinheiro vivo, que fica disponível na conta como real ou é convertido em bitcoin, conforme a preferência do cliente", explica André Horta, diretor da BitcoinToYou. Com o saldo, é possível pagar contas, boletos e fazer transferências por meio do aplicativo da empresa.

Para Horta, os caixas de bitcoins surgem como alternativa para uma parcela ainda grande da população brasileira que não utiliza serviços bancários - ou não está satisfeita com os que tem à disposição.

"É uma continuação do propósito original do Bitcoin, de ser uma opção, mas se antes a moeda era vinculada a entendidos de tecnologia, hoje ela se apresenta como alternativa real àqueles carentes de respaldo bancário", defende o empresário.

Além de permitir a compra e venda de bitcoins em reais, a companhia administra a carteira online dos clientes. Desde 2015, opera como um banco de bitcoins, efetuando pagamentos e transferências com a moeda.