URGENTE: Asteroide 2012 TC4 esta passando próximo a terra, veja:

URGENTE: Asteroide 2012 TC4 esta passando próximo a terra, veja:

Em 12 de outubro, um pequeno asteróide designado 2012 TC4 passará seguramente pela Terra a uma distância de aproximadamente 26,000 milhas (42,000 quilômetros). Este é um pouco mais de um décimo da

Leia tudo


Em 12 de outubro, um pequeno asteróide designado 2012 TC4 passará seguramente pela Terra a uma distância de aproximadamente 26,000 milhas (42,000 quilômetros). Este é um pouco mais de um décimo da distância da Lua e logo acima da altitude orbital dos satélites de comunicação. Este encontro com o TC4 está sendo usado por rastreadores de asteróides em todo o mundo para testar sua capacidade de operar como uma Rede internacional coordenada de alerta de asteróides.

2012 TC4 é estimado em tamanho de 45 a 100 pés (15 a 30 metros). Especialistas em previsão de órbitas dizem que o asteróide não representa nenhum risco de impacto na Terra. No entanto, sua abordagem próxima à Terra é uma oportunidade para testar a capacidade de uma crescente rede global de observação para se comunicar e coordenar suas observações ópticas e de radar em um cenário real.

Este asteróide foi descoberto no Telescópio de Pesquisa Panorâmica e no Sistema de Resposta Rápida (Pan-STARRS) no Havaí em 2012. O Pan-STARRS realiza um levantamento de objeto quase terrestre (NEO) financiado pelo Programa de Observações NEO da NASA, um elemento-chave da Planetária da NASA Gabinete de Coordenação da Defesa. No entanto, o TC4 2012 viajou fora da faixa de telescópios de rastreamento de asteróides logo após a descoberta.

Com base nas observações que conseguiram fazer em 2012, os rastreadores de asteróides previram que ele volte ao ponto de vista no outono de 2017. Os observadores da Agência Espacial Européia e do Observatório Europeu do Sul foram os primeiros a recuperar o TC4 de 2012, no final de julho 2017, usando um dos seus grandes telescópios de abertura de 8 metros. Desde então, observadores em todo o mundo têm rastreado o objeto à medida que se aproxima da Terra e relatam suas observações ao Minor Planet Center.

Este "teste" do que se tornou um sistema global de alerta precoce de impacto de asteróides é um projeto voluntário, concebido e organizado por observadores de asteróides financiados pela NASA e apoiado pelo Escritório de Coordenação de Defesa Planetária da NASA (PDCO) .

Posts Relacionados