VOCÊ SE IRRITA COM CERTOS BARULHOS? VOCÊ PODE SER MISOFÔNICO!

VOCÊ SE IRRITA COM CERTOS BARULHOS? VOCÊ PODE SER MISOFÔNICO!

MISOFINIA É A AVERSÃO AO SOM.A audição é um dos sentidos mais importantes. É ouvindo que aprendemos a nos comunicar com outras pessoas e nos proteger em situações de emergência. Mas você já ouviu fal

Leia tudo

MISOFINIA É A AVERSÃO AO SOM.
A audição é um dos sentidos mais importantes. É ouvindo que aprendemos a nos comunicar com outras pessoas e nos proteger em situações de emergência. Mas você já ouviu falar em intolerância ao som? Ou a pequenos sons e barulhos? 
Acompanhe a matéria e descubra os mistérios da MISOFINIA.
MISOFINIA vem do grego e significa, aversão ao som. Uma pessoa que sofre de misofinia, por exemplo, pode se incomodar com alguém mascando chiclete ou mastigando outro alimento, ou até mesmo o tom de voz de alguém. Um misofonico pode ter ansiedade e sentir falta de ar em situações como estar num ambiente com choro de bebês, e ou latidos e choros de cães.
Identificar um misofonico não é tão fácil, por isso o distúrbio não é muito conhecido. Chega-se primeiro à outras doenças, antes de destacar esta. Quem sofre de síndrome do pânico, por exemplo, pode desenvolver aversão ao barulho. Porém a misofinia ê real e a maioria das pessoas sofrem com o problema, desconhecendo-o. “Existe sim uma alteração de ondas cerebrais com ondas mais rápidas. Isso causa uma hipersensibilidade ao som”, explica Nazareth Ribeiro, neuropsicóloga. Outro fato comum na misofinia é que a pessoa fica um pouco irritada, chegando até ser agressiva. Um fato curioso é que pessoas criativas têm tendência a serem misofonicos, como escritores, designers, pois precisam de concentração para criar algo.
Não é possível identificar em casa se você sofre ou não de misofinia. Só um exame clínico por um profissional poderia esclarecer.